sábado, 19 de novembro de 2011

O gasto energético após um treino pesado vem sobretudo da gordura


Quanto mais pesado for o seu treino, mais energia o corpo vai consumir após o treino. De acordo com os cientistas da Universidade Nacional de Taiwan, para o [EPOC] o consumo de energia pós exercício o organismo obtém a energia extra sobretudo da gordura.

Os taiwandeses juntaram 16 estudantes do sexo masculino, sendo que estes treinavam pelo menos à seis meses, para trabalharem os seus principais grupos musculares em duas ocasiões, utilizando oito exercícios básicos. Os estudantes fizeram curls de bicipes, remada alta, supino, tríceps na polia, leg-press, agachamento, remada inclinada e extensão de pernas. Consistia em realizarem três séries de cada exercício, com um descanso de 2 minutos entre as séries.


 Durante a primeira sessão os alunos utilizaram um peso de apenas metade da sua repetição máxima. Treinaram menos 50% da sua 1RM.[LO] Os alunos fizeram 15 repetições com esse peso. Na outra fase, treinaram a 75% da sua 1RM e fizeram 10 repetições. [HI] A quantidade de energia que os  estudantes recrutaram durante as duas sessões de treino foi praticamente a mesma.


Os investigadores monitorizaram a energia despendida pelos estudantes durante as duas horas que se seguiram. O dispêndio energético foi mais elevado: não tanto como noutros estudos EPOC, mas no entanto, foi considerável.

 O EPOC após a sessão com pesos pesados ​​foi maior que após a sessão dos pesos leve. Até aqui nada de novo. A novidade é que os investigadores verificaram que o aumento da quantidade de energia despendida após o treino, era principalmente derivada da gordura.


A figura abaixo mostra que, não é só a quantidade total de gordura consumida após o treino​​ que aumenta. A quantidade relativa também aumentou.

Aqui fica mais um argumento bastante viável para treinarmos com pesos pesados, se o teu foco for a perda de peso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário