sábado, 12 de novembro de 2011

Dica para perder peso: tome um pequeno almoço ligeiro

O “pequeno almoço”para os nutricionistas é como o "mercado liberal" é para os políticos - é a resposta para tudo. Quanto maior percentagem das suas calorias diárias ingerir ao inicio da manhã, mais magro se irá tornar, afirmam alguns especialistas. Mas os investigadores da Universidade Técnica de Munique acreditam que, um pequeno almoço leve é a melhor maneira de perder peso.






Os investigadores acompanharam 280 obesos durante 10 dias e 100 pessoas com um peso saudável durante14 dias. Durante este período, eles registaram a quantidade de calorias que os indivíduos consumiram - e em que período do dia as consumiam. Em seguida, verificaram se havia uma relação entre os hábitos de pequeno-almoço e ingestão calórica total.

Os investigadores pensavam que os indivíduos que ingeriam mais calorias ao pequeno almoço, iriam comer menos durante o resto do dia. Mas não foi isso que se verificou. A ingestão de calorias no pequeno almoço, não teve efeito sobre a ingestão calórica das demais refeições. Assim, a ingestão de calorias no pequeno-almoço não é compensado no final do dia. As figuras abaixo, mostram os resultados para os indivíduos com peso saudável.




                                             
                     Grafico 1
                                                                                  
Grafico 2
Os números acima mostram os resultados para os obesos. As mesmas conclusões podem ser tiradas para os dois grupos: quanto mais comiam ao pequeno almoço, mais calorias consumiam durante o resto de dia.

Como conselho para as pessoas que querem perder peso, alguns nutricionistas continuam a aderir ao pequeno ditado: “tome um pequeno almoço como um rei, almoce como um cavalheiro e jante como um mendigo”. Mas estes investigadores não concordam e concluíram:


"Um maior consumo de energia no pequno almoço esta directamente associada a um maior ingestão de energia durante todo o dia com peso normal ou em obesos. Portanto, um baixo consumo de energia no pequeno almoço pode ser útil para reduzir a ingestão calórica diária e melhorar o balanço energético durante o tratamento da obesidade. Se esta abordagem realmente favorece a perda de peso, é algo que tem de ser analisado em outros estudos de intervenção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário