sábado, 7 de janeiro de 2012

Treino intervalado



A expressão treino em circuito foi formalmente introduzida em 1953 pelos fisiologistas da Universidade de Leeds na Inglaterra para descrever um sistema de integração de vários componentes da aptidão num único treino. Esta foi uma mudança dramática do que era habitualmente realizada nos treinos de atletismo e aptidão física.


Normalmente o treino de força e o treio aerobico eram realizados em blocos de treino separados. Por exemplo, um atleta pode correr de manhã e em seguida, realizar um treino de resistência muscular no período da tarde, ou poderiam alternar entre os dias, realizando um treino de força na segunda, quarta e sexta-feira, correr na terça-feira, quinta-feira e sábado e o domingo seria o dia destinado ao descanso.


Outra característica do treino de força tradicional, é que todas as repetições de um exercício são completadas antes de passar para o próximo exercício. Isto é referido como sendo o treino estacionário. Este tipo de treino é ideal para movimentos complexos, tais como os exercícios Olímpicos. Esta concentração de exercícios permite que os atletas se possam focar melhor técnica. Um levantador olímpico pode realizar 10 séries de snatchs, seguidos por 10 séries de Clean and Jerck, seguidos por 10 séries de agachamento. Por vezes os atletas descansam 2-4 minutos entre as séries. Aqui só existe descanso no final de cada circuito, ou seja, um série, constitui um circuito completo. O treino em circuito tem uma abordagem bastante diferente.


Em vez de estabelecer intervalos de descanso entre as séries, um circuito combina vários exercícios, geralmente cerca de 10, de modo a que o mesmo grupo muscular não seja trabalhado de maneira consecutiva, normanlente utiliza alternância de segmentos para assim comprometer o retorno venoso. A idéia é que os exercícios sejam rápidos e também produzam maiores benefícios aeróbicos. É também uma poupança de tempo.


Duas desvantagens com treinamento em circuito são:

- Qualquer pausa entre os exercícios conduz o corpo para fora da zona aeróbia
-A falta de períodos de descanso significativa, implica uma redução a quantidade de peso que pode ser levantada. Como tal, o tradicional treino de circuito é adequado para treinar a melhoria da condição físico geral.


O melhor método de treino, que é na verdade uma variação do treinamento em circuito, é chamado supersets.


Fonte: Charles Poliquin

Nenhum comentário:

Postar um comentário